Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Sobre a Psicoterapia Breve, é INCORRETO afirmar:
Os objetivos terapêuticos estão ligados à necessidade imediata do indivíduo, à superação dos sintomas e a problemas atuais da realidade. O enfrentamento de situações conflituosas, a aquisição da consciência da enfermidade e a recuperação da autoestima são objetivos a serem alcançados pelo terapeuta e pelo paciente.
Enquanto no tratamento psicanalítico a duração não é determinada de antemão, prolongando-se durante anos, nas terapias breves é comum que se fixe um prazo previamente, e que seja mais curto, em geral alguns meses.
O objetivo da Técnica Focal não é atingir todos os aspectos de mudanças estruturais, mas sim, dar início ao processo e deixar o paciente suficientemente estabilizado de forma que possa dar continuidade a esse processo de crescimento através de outros relacionamentos em sua vida.
Para a Psicoterapia Breve, é necessário um planejamento das estratégias terapêuticas a serem utilizadas e dos objetivos a serem atingidos, a partir da avaliação inicial. A aplicação de testes e o emprego da associação livre são importantes ferramentas a serem utilizadas logo após as primeiras entrevistas.
A Psicoterapia Breve mobilizadora tem como objetivo a evidenciação da ansiedade contida em processos mórbidos apresentados pelo paciente, mas que, devido a diversos fatores, ainda não se encontra apto para se submeter a um processo psicoterápico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...