Um ônibus trafegando em uma rodovia, quando observado por trás, ao realizar uma curva para a direita, inclina-se para a esquerda.Considerando-se o problema analisado de um referencial inercial, o fenômeno acima é melhor explicado por:
- A. A força centrípeta age sobre o centro de gravidade do veículo, fazendo com que o mesmo incline-se para o lado contrário ao da curva, conforme explica a Segunda Lei de Newton;
- B. A força centrífuga age sobre o centro de gravidade do veículo, fazendo com que o mesmo incline-se para o lado contrário ao da curva, conforme explica a Terceira Lei de Newton;
- C. A força centrífuga age sobre o centro de gravidade do veículo, fazendo com que o mesmo incline-se para o lado contrário ao da curva, conforme explica a Segunda Lei de Newton;
- D. Pode-se dizer que a tendência a inclinar deve-se à força de reação à centrípeta, que é oriunda do atrito dos pneus. A reação descrita aparece no centro de gravidade do veículo, possui direção radial e sentido sempre do centro para a tangente à curva. Pode provocar, quando a velocidade é excessiva, o tombamento do ônibus para fora da curva em apreço. Conforme explica a terceira lei de Newton;.
- E. Pode-se dizer que o centro de gravidade do ônibus tende a percorrer a trajetória tangente à curva, fazendo comque o veículo incline-se. Conforme explica a primeira lei de Newton;