A avaliação psicológica é uma das áreas mais comumente associadas à prática profissional do psicólogo, sendo o teste seu instrumento de maior visibilidade. Considerando que o teste psicológico é, fundamentalmente, uma medida objetiva e padronizada de uma amostra do comportamento, torna importante atentar em seu processo de construção para alguns elementos como a padronização, a precisão, a objetividade e a validade. Sobre estes elementos, é incorreto afirmar:
um passo importante na padronização de um teste é o grau de significância obtida a partir das respostas dos sujeitos frente às questões postuladas. Este elemento possibilita que os resultados nos testes possam ser interpretados.
a aplicação, a avaliação e a interpretação dos resultados de um teste são objetivos à medida que independem do julgamento subjetivo de determinado examinador.
a precisão sempre significa estabilidade ou consistência. Precisão do teste é a consistência dos resultados obtidos pelo mesmo indivíduo, quando testado novamente com o mesmo instrumento, ou com uma forma equivalente.
a validade é o grau em que o teste mede, efetivamente, o que pretende medir.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...