A psicologia clínica enquanto um campo de produção de saber e da prática clínica vem sofrendo mudanças nos últimos anos. Se, para DUTRA (2004), a psicologia clínica tradicional prioriza o enfoque intrapsíquico e os processos psicológicos e psicopatológicos do indivíduo norteados por uma concepção de sujeito descontextualizada historicamente, as práticas clínicas emergentes apontariam para outras vertentes.
Assinale a alternativa incorreta sobre as práticas clínicas atuais na psicologia descritas por DUTRA (2004).
- A. As novas concepções de clínica na psicologia buscam um novo fazer clínico, que inclui a análise do contexto social em que o indivíduo está inserido.
- B. O que caracterizou a saída da clínica do seu modelo tradicional foi a inserção do psicólogo clínico no campo das políticas públicas, passando a atuar na produção de novas políticas para a saúde e educação.
- C. As mudanças na psicologia clínica também ocorrem no que se refere às concepções de sujeito, incluindo as noções teóricas de subjetividade, individualidade, entre outras.
- D. A psicologia clínica atual está centrada em uma concepção de subjetividade resultante de uma construção social e histórica, o que possibilitou a mudança na noção de sujeito e, como ela, a postura do psicólogo diante do ato clínico.