Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Tal como disse em sentido figurado um pesquisador, para uma criança com menos de três anos de idade, o brinquedo é um jogo sério, assim como o é para um adolescente, embora, é claro, num sentido diferente da palavra; para uma criança muito pequena, brinquedo sério significa que ela brinca sem separar a situação imaginária da situação real. Para uma criança em idade escolar, o brinquedo torna-se uma forma de atividade mais limitada, predominantemente do tipo atlético, que preenche um papel específico em seu desenvolvimento, e que não tem o mesmo significado do brinquedo para uma criança de idade pré-escolar. De acordo com a citação de Vygotsky, sobre a essência do brinquedo pode-se afirmar que é
uma atividade que dá prazer à criança que brinca desde a tenra idade e tem sempre uma relação de conquista com suas ações no brincar, ou seja, independente da idade na qual se encontra.
a possibilidade da criança conectar um estágio seu de desenvolvimento para outro, ou seja, sobrepor as mudanças inexistentes nas motivações para o brincar.
a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais.
a tendência para a criança muito pequena satisfazer seus desejos a longo prazo, ou seja, o intervalo entre um desejo e sua satisfação é extremamente longo.
necessidade de se ater a alguma atividade, ou seja, o brincar na idade escolar é controlado pelas mesmas motivações daquelas do simples chupar chupeta.
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