Psicologia - Psicologia Clínica - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Analisando crianças psicóticas, neuróticas obsessivas graves e também crianças mais saudáveis, Melanie Klein descobriu formas de violência associadas à sexualidade. Por isso que a preocupação com o excesso, a desmesura e a insaciabilidade do desejo marca o seu pensamento desde os primórdios. Analise as afirmativas e aponte o pensamento INCORRETO a esse respeito.
Na dinâmica oral, ocorre a fantasia inconsciente de sucção vampiresca e incorporação oral do objeto de amor. Em sua dimensão sádico-anal, a voracidade se expressa pelo desejo excessivo de posse, assim como pelo desejo de controle e completo domínio muscular sobre o objeto o que leva o dinamismo esfincteriano à fantasia inconsciente de estreitar e estrangular o objeto.
A violência pulsional sofre uma inflexão sobre a própria pessoa, originando um superego precoce, isto é, uma moralidade vingativa e tingida com a violência da pulsão. As próprias forças do Id, dispostas umas contra as outras, criam um universo de punições selvagens e sem medida.
Crianças com inibições intelectuais provavelmente não haviam tolerado o seu sadismo infantil, reprimindo-o muito precocemente, pois foram invadidas de angústias muito intensas, ao passo que crianças mais livremente sádicas teriam tido tempo para sublimar sua violência, na forma de curiosidade e desejo de saber.
Alguns textos a respeito das tendências criminosas em crianças, por exemplo, afirmam que o imaginário sádico e ideias semelhantes às que levaram aos piores crimes não estão presentes no desenvolvimento normal de crianças saudáveis.
Quando o prazer oral permite que boca, seio materno e leite sejam identificados, isto é, tornados equivalentes entre si, segundo o seu valor de prazer e desprazer, criam-se os objetos internos seio bom e seio mau, que representam a experiência de prazer e desprazer no interior do psiquismo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...