Tendo em foco o processo de avaliação psicológica e suas características, assinale a alternativa incorreta.
Os testes projetivos são fundamentados no princípio de que estímulos não-estruturados, portanto, vagos e ambíguos, favorecem a projeção de aspectos da personalidade, sejam estes conscientes ou inconscientes.
Numa avaliação psicológica, o estabelecimento de um bom rapport refere o conjunto de motivações e esforços do testando para adequar-se às condições de aplicação do teste, ou seja, o conjunto de iniciativas que, oriundas dele, evidencia e efetiva seu interesse e cooperação para um bom desempenho face a realização do teste.
O psicodiagnóstico, considerando os testes e as informações sobre a história de vida e a história clínica do sujeito, pode ter, dentre outros objetivos, a classificação nosológica e/ou o diagnóstico diferencial.
Em geral, as etapas de um psicodiagnóstico são as seguintes: i) contato inicial para marcação de entrevista inicial, ii) realização de entrevista inicial para a averiguação do motivo, a definição de hipóteses e o estabelecimento do objetivo da avaliação, iii) planejamento, seleção e aplicação dos instrumentos de avaliação, iv) levantamento, análise, interpretação e integração dos dados coletados (quantitativos e qualitativos) e v) comunicação dos resultados e encerramento do processo.
A entrevista de devolução deve ser estabelecida durante as entrevistas iniciais, quando se define o enquadre do processo de psicodiagnóstico. Nela, observa-se a comunicação dos resultados, a qual deve ser feita de forma clara e com especial atenção à abordagem da ansiedade mobilizada no examinando, pelo resultado. É, também, um momento para orientação e encaminhamento terapêutico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...