Física - Teorias, Leis, Princípios e Propriedades Físicas de materiais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Uma das dificuldades em se aceitar o modelo Heliocêntrico deveu-se ao fato de não se sentir nenhum efeito do movimento da Terra: adeptos do modelo Geocêntrico afirmavam que o movimento da Terra deveria influenciar no movimento de queda dos corpos e do voo dos pássaros, por exemplo. Apesar disso, Copérnico continuou fiel a suas ideias. Seu principal argumento era
o fato de, já naquela época, saber-se que o Sol era maior que os demais planetas e, portanto, não fazia sentido o astro mais importante girar em torno de um planeta menor e menos importante.
a observação, mediante a luneta, de imperfeições na superfície lunar, o que colocava em xeque a concepção de perfeição das esferas celestes.
a capacidade de seu modelo explicar o movimento de regressão apresentado pelo planeta Marte entre 10 de setembro e 28 de abril, fenômeno até então sem explicação.
a observação do efeito de Coriolis, que evidencia o fenômeno da água descer pelo ralo de uma pia em forma circular, devido à rotação da Terra.
a capacidade e simplicidade de seu modelo em explicar a ideia de movimento circular uniforme para todos os corpos celestes proposta por Platão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...