De uma maneira geral, mapas conceituais (MC) podem ser usados como instrumentos de ensino ou de avaliação da aprendizagem. Além disso, eles têm se mostrado úteis como auxiliares no planejamento e na análise de currículos. Seu uso como ferramenta de avaliação da aprendizagem tem sido explorado no ensino de física, visto que eles proporcionam a representação gráfica, esquemática e hierárquica de conceitos de um dado campo de conhecimento e podem explicitar relações conceituais significativas existentes na estrutura cognitiva dos alunos. A respeito dos mapas conceituais (MP) como instrumento de avaliação da aprendizagem, assinale a opção correta.
Eles permitem avaliar o que o aluno sabe em termos conceituais, isto é, como ele estrutura, hierarquiza, diferencia, relaciona, discrimina e integra conceitos de uma determinada unidade de estudo.
Eles são instrumentos mais adequados a uma avaliação quantitativa.
Eles são incompatíveis com a integração e reconciliação de relações entre conceitos e promoção da diferenciação conceitual.
Eles representam superficialmente os conhecimentos prévios dos alunos.
Embora úteis na determinação do conhecimento prévio do aluno, eles dificultam a investigação de mudanças em sua estrutura cognitiva.
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