Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio afirmam a necessidade de que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em física, privilegiando-se o fazer, o manusear, o operar e o agir em diferentes formas e níveis. Eles também atribuem uma maior abrangência à experimentação, situando-a para além das situações convencionais de laboratório. Considerando essas informações, assinale a opção correta.
O desenvolvimento de competências em física por meio da experimentação dispensa o uso de atividades realizadas fora do laboratório didático.
A experimentação deve sempre obedecer a procedimentos previamente fixados pelo professor, cabendo aos alunos a execução das normas.
A experimentação no ensino de física deve sempre estar associada ao desenvolvimento de aspectos históricos e sociais da produção de conhecimento científico.
As competências esperadas e possíveis de serem atingidas por meio da experimentação no ensino médio prescindem da coleta de dados, sua interpretação e identificação de variáveis relevantes na análise de um dado fenômeno físico.
Independentemente dos materiais disponíveis e utilizados no processo de experimentação, o fundamental é ter claro que competências estarão sendo promovidas com as atividades experimentais propostas.
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