A PETROBRAS possui cerca de 14 mil quilômetros de dutos espalhados por todo o Brasil, que precisam ser constantemente inspecionados. Essa inspeção vem sendo feita por dispositivos conhecidos como pigs (porcos), em razão do estado em que esses instrumentos são retirados dos tubos após sua jornada por dentro deles. Enquanto se deslocam pela tubulação, impulsionados pelo próprio líquido transportado, os pigs podem registrar, por meio de dispositivos eletrônicos embarcados, parâmetros como espessura, geometria e dados de corrosão, em função da posição. O pig mostrado na figura I, acima, tem um sensor de pressão na frente, outro na seção central e outro na parte traseira, e apresenta uma vedação excelente entre as partes anterior, do meio e posterior, proporcionada por duas membranas flexíveis, como ilustrado na figura II. Esse pig foi projetado para operar em uma tubulação de 0,6 m de diâmetro, e sua seção central contém o mesmo líquido transportado na tubulação. A respeito dessa situação, julgue os itens a seguir.
Se a velocidade de deslocamento do pig fosse de 0,5 m/s, seria necessário mais de 1 mês, sem interrupção, para o pig inspecionar o comprimento total da tubulação da PETROBRAS no Brasil.
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