Numa área restrita, classifica-se como área controlada aquela que
- A. não requer, normalmente, a adoção de medidas específicas de proteção e segurança, bastando sinalizá-la com o símbolo internacional de radiação ionizante.
- B. requer a adoção de medidas específicas de proteção e segurança, em respeito aos princípios de otimização e limitação de dose e ações de prevenção, de redução das exposições potenciais, da disseminação de contaminação radioativa e da sinalização da área com o símbolo internacional de radiação ionizante e identificação de material radioativo.
- C. requer reavaliações regulares das condições de exposições ocupacionais para se manter a classificação da área como tal e não requer adoção de medidas específicas de proteção e segurança.
- D. requer adoção de regras especiais de proteção e segurança, de forma a controlar as exposições normais, prevenir ou limitar os valores das exposições potenciais.
- E. requer somente a sinalização com o símbolo internacional de radiação ionizante em seu acesso e o isolamento por barreiras e cordões, porque está sujeita a um maior risco às exposições ocupacionais e potenciais.