Vigilância Sanitária / Política de Saúde / Serviço Único de Saúde - Geral - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Dois dos segmentos mais vulneráveis da população são constituídos pelos coletivos nos dois extremos da vida. Em 1995, a implantação do projeto para redução da mortalidade na infância (PRMI), colocou a mortalidade infantil na agenda política do governo. O PRMI visava ampliar a capacidade do setor saúde no sentido de atender integralmente e com eficiência a criança até cinco anos de idade. A introdução da atenção integrada às doenças prevalentes na infância, a partir de 1997, em todo o Brasil, tem sido um fator de grande importância na redução da mortalidade e na melhoria da qualidade da assistência prestada às crianças menores de cinco anos de idade. Já o programa de atenção integral à saúde do idoso, do Ministério da Saúde, tende a responder às demandas de assistência de um segmento que, com o envelhecimento relativo da população, torna-se mais representativo. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O programa atenção integrada às doenças prevalentes na infância (AIDPI) fundamenta-se no fato de que a situação da saúde de uma população estimada em 16 milhões de crianças no país é extremamente desigual. A macrorregião Nordeste é a que se encontra em maior desvantagem, já que abriga 1/3 da população, com apenas 30% das crianças menores de cinco anos de idade do país, e apresenta 50% dos óbitos em crianças do total nacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...