Atenção: Para responder às questões de números 37 e 38, considere a situação abaixo.
Carlos Eduardo, 57 anos, com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica − DPOC, apresenta tosse produtiva crônica e dispneia. Realizou o teste de função pulmonar, o que indicou que o paciente apresenta alterações no estado pulmonar, predispondo-o a infeções respiratórias frequentes. As alterações no teste de função pulmonar que Carlos Eduardo apresenta são:
- A. diminuição da capacidade vital, aumento do volume residual expiratório, diminuição do volume residual e da capacidade pulmonar total.
- B. diminuição da capacidade vital, diminuição do volume residual expiratório, aumento do volume residual e da capacidade pulmonar total.
- C. aumento da capacidade vital, diminuição do volume residual expiratório, aumento do volume residual e da capacidade pulmonar total.
- D. aumento da capacidade vital, aumento do volume residual expiratório, diminuição do volume residual e da capacidade pulmonar total.
- E. diminuição da capacidade vital, aumento do volume residual expiratório, aumento do volume residual e da capacidade pulmonar total.