Fisioterapia - Fisioterapia Cardiovascular - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Os programas de reabilitação cardíaca são classificados tradicionalmente em quatro etapas (fases de I a IV), abrangendo desde o período da internação até o período posterior à alta hospitalar. À luz dos conceitos pertinentes à reabilitação cardíaca, assinale a opção correta.
Os programas estruturados e formalizados do exercício da fase hospitalar, após o infarto agudo do miocárdio, oferecem benefícios fisiológicos com conseqüente aumento do consumo máximo de oxigênio (VO 2max ).
As cardiomiopatias e a angina estável são as principais contra-indicações da reabilitação cardíaca, devido ao risco de morte súbita.
Como a freqüência cardíaca (FC) e o consumo de oxigênio estão linearmente relacionados durante o exercício dinâmico que envolve grandes músculos, uma FC predeterminada deve ser utilizada como indicador de intensidade do exercício em cardiopatas.
Nas primeiras 48 horas após infarto agudo do miocárdio, as atividades devem contemplar exercícios ativos resistivos com pesos. Isso proporcionará a manutenção da força e da resistência dos músculos periféricos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...