Ao realizar uma avaliação neuropediátrica é importante observar que o desenvolvimento evolui seguindo a direção céfalo-caudal, proximal-distal. Cada etapa do desenvolvimento é pré-requisito para o seguinte, no sentido do global para o específico. Sobre o tema abordado, analise as afirmativas a seguir.
I. Há leis de sequência e maturação que implicam em tendências básicas para o desenvolvimento das crianças, mas cada uma tem um ritmo e um estilo próprio de crescimento que são características de sua individualidade. Cada indivíduo tem mecanismos inatos e constitucionais que serão atualizados pelo ambiente em termos de intensidade e ocasião em que a estimulação é dada.
II. No recém-nato a termo, o sistema nervoso difere de crianças maiores em termos bioquímicos, estruturais e funcionais. Normalmente apresenta uma postura de flexão, que recorda a atitude fetal com braços e pernas flexionadas e aduzidas, mão fechada com o polegar incluso ou não. A passividade é praticamente nula nas extremidades e muito notável no pescoço.
III. A criança, a partir do nascimento, sofre profundas modificações; passa de uma condição de total dependência controlada apenas por movimentos reflexos, até vir a tornar-se um ser independente com desejos próprios. Estas modificações se dão principalmente nas áreas motora, sensorial e psíquica. Sendo assim, os reflexos primitivos do recém-nato sofrem inibição, na medida que ocorre a maturação do sistema nervoso central e, entre eles, o conhecido Reflexo de Moro desaparece até o 5º mês de vida.
IV. O reflexo de preensão plantar ocorre quando tocamos a planta do pé abaixo dos artelhos, e os mesmos assumem a posição de garras; quando cessa o estímulo os artelhos se abduzem. Até os nove meses os dedos se fletem quando na posição de pé, que é quando ele desaparece.
Estão corretas apenas as afirmativas
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