Um paciente recebeu ventilação mecânica no modo CMV controlado por volume na semana passada. A condição do paciente agora está clinicamente estável e o desmame começou com SIMV. À medida que a frequência de SIMV é diminuída para menos de 5 respirações por minuto, o paciente começa a usar seus músculos acessórios para respirar, a frequência respiratória aumenta para 30 respirações por minuto e o paciente relata encurtamento da respiração. Os valores dos gases sanguíneos estão aceitáveis e não há sons pulmonares anormais.
Assinale a alternativa correta em relação ao caso.
- A. O paciente provavelmente está experimentando um excessivo trabalho de respiração em função da alteração pulmonar presente.
- B. O paciente provavelmente está experimentando um excessivo trabalho de respiração devido à resistência das vias aéreas associada ao tubo traqueal.
- C. A adição de pressão suporte de 5 a 10 cmH2O não será útil nessa situação para recuperar a resistência excessiva que frequentemente ocorre quando o paciente respira através de um tubo endotraqueal.
- D. O encurtamento da respiração é considerada normal nesse caso clínico, podendo ser otimizada apenas com o posicionamento em decúbito lateral do paciente no leito.
- E. O paciente provavelmente não está experimentando trabalho excessivo de respiração devido à resistência das vias aéreas associada ao tubo traqueal ser transitória no período de adaptação do modo ventilatório.