Após um ano do processo de separação, um casal buscou uma terapia familiar, preocupado com as conseqüências do rompimento sobre seus filhos, Pedro e Rui. A mãe, bastante deprimida, concedeu ao pai a guarda dos filhos, que passaram a morar com ele, a madrasta e o filho dela, que tem a mesma idade de Rui. Os pais receberam da escola a informação de que Rui estava com dificuldades de acompanhar as aulas e, caso seu desempenho não melhorasse, ele não teria condição de passar para a próxima fase do ensino fundamental.
Em cada um dos itens a seguir, são apresentadas considerações acerca da atuação do terapeuta familiar frente à situação hipotética apresentada acima, seguida de uma assertiva a ser julgada.O terapeuta realizou sessões com Rui e seu irmão, que configuram o subsistema fraterno, para trabalhar os aspectos de rivalidade e apego e para verificar o apoio que podem prestar um ao outro nessa fase de reorganização familiar após a separação dos pais. Nessa situação, é correto afirmar que, segundo o modelo sistêmico, Rui é o representante circunstancial da disfunção no sistema familiar, e, sendo ele o único a apresentar transtornos, a causa dos seus conflitos intra-psíquicos tem origem no próprio indivíduo, não sendo, portanto, decorrentes de sua nova situação familiar.
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