Fisioterapia - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Um dos recursos mais adotados em clínicas e ambulatórios de fisioterapia é o ultrassom, e sobre seu funcionamento, propriedades e correta utilização pode-se afirmar que
trata-se de um método não invasivo de calor profundo, pois é capaz de produzir alterações nos tecidos por meio de mecanismos eletromagnéticos.
como propriedade mais relevante deste recurso, se pode citar a diminuição na velocidade de reparo tecidual, o que é interessante em processos inflamatórios associados a edema local, assim seu uso é indicado para lesões esportivas que necessitam de rápida recuperação.
aumento do fluxo sanguíneo, da expansibilidade do tecido, dissolução de depósitos de cálcio e diminuição da dor e do espasmo muscular são características fundamentais associadas ao uso do ultrassom.
como todas as ondas eletromagnéticas, as do ultrassom têm propriedades de reflexão, refração, penetração e absorção.
a produção das ondas se dá por meio da ativação de um cristal piezoelétrico no interior de um transdutor e sua transmissão é feita em ondas longitudinais, onde as partículas se deslocam perpendicularmente à direção da onda cisalhamento e, assim, são capazes de percorrer meios sólidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...