A Eletroterapia ou "eletricidade médica" como já foi designada consiste no uso de correntes elétricas para o tratamento de pacientes. Com relação aos fundamentos e à aplicação da eletroterapia, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.
- A. Quando o problema clínico a ser tratado exige estimulação motora, a técnica monopolar de colocação de eletrodos é indicada, pois consome menor tempo de aplicação, causa excitação de grupos específicos de músculos e provoca contrações mais fortes.
- B. De acordo com a segunda lei de Faraday, a eletrólise produzida pela eletroterapia gera, no nível celular, mais íons cálcio que íons sódio ou potássio.
- C. Um exemplo de resposta fisiológica indireta provocada pelo uso de eletroterapia de corrente contínua, na tentativa de restaurar o pH e a temperatura normais do tecido afetado, é a vasodilatação de capilares arteriais e pequenas artérias.
- D. Na aplicação de eletroterapia de corrente alternada utilizando-se um eletrodo grande combinado com um eletrodo muito pequeno, há risco de que uma densidade de corrente muito alta na região do eletrodo menor possa gerar dor ou lesões teciduais nesse local.