Fisioterapia - Geral - - 2016
A bronquiectasia se refere à dilatação anormal e irreversível dos brônquios causada pelas alterações destrutivas e inflamatórias das paredes das vias aéreas. Sobre tal enfermidade, analise as proposições a seguir:
( ) Com a obliteração sustentada das vias aéreas laterais, em virtude dos surtos de infecção, a pressão inspiratória se redistribui, atuando principalmente sobre as paredes das pequenas vias brônquicas, não ocluídas, que se dilatam.
( ) A perpetuação do processo inflamatório, em parte mediado por citocinas, com liberação de produtos derivados especialmente de neutrófilos, somada à reparação e fibrose, leva as manifestações clínicas comuns a doença.
( ) As alterações presentes na parede do brônquio favorecem a destruição dos cílios do epitélio e a deficiência dos mecanismos de defesa, aumentando o risco de infecções.
( ) Em vigência do processo infeccioso, assim como da dilatação dos vasos do epitélio, é comum o aparecimento de hemoptises.
( ) A assistência fisioterapêutica é de fundamental importância, principalmente no que concerne a desobstrução brônquica.
A sequência correta é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...