É por meio do brincar e das brincadeiras que a criança atua, transforma o mundo e desenvolve suas habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais e sociais. Porém, quando existe uma disfunção, esse ato pode ser prejudicado, cabendo ao terapeuta ocupacional facilitá-lo. Para tanto, deve fazer uma análise detalhada das brincadeiras, adequar jogos e brinquedos à etapa de desenvolvimento da criança, adaptar o brincar e orientar pais e cuidadores. Acerca da atuação do terapeuta ocupacional diante de disfunções motoras, assinale a opção correta.
De acordo com as etapas do desenvolvimento infantil, é correto a orientação de jogos de desenho e pintura para crianças com o nível de desenvolvimento de 8 meses de idade, pois esta corresponde à idade do início do desenvolvimento da expressão gráfica.
Qualquer material, por si só e sem a ação do outro, pode ser considerado material de brincar.
A tecnologia assistiva pode facilitar o interesse da criança e sua interação com o brinquedo, visto que facilita a postura, o alcance, a preensão e a locomoção desse sujeito.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma criança com deficiência, necessariamente, apresenta incapacidades.
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