Um paciente com indicação de um transplante cardíaco deve receber atenção fisioterapêutica especializada no seu pré e seu pós-operatório. Considerando a importância dessa atuação e do conhecimento específico com relação aos controles de exercício terapêutico, assinale a alternativa correta.
No programa de exercícios pós-operatórios, quando iniciados os exercícios submáximos, ocorrerá captação de oxigênio de forma normal; contudo, o esforço percebido, a ventilação minuto e o equivalente ventilatório estarão elevados.
No programa de exercícios pré-operatórios, deve-se contraindicar o uso de oxigênio suplementar, para não provocar dependência desse suporte ao paciente.
No pós-operatório imediato, o fisioterapeuta deve estimular a deambulação dentro dos limites máximos, para ganho mais acelerado da endurance.
Ao monitorar os parâmetros durante a fase de atividade máxima, após transplante cardíaco, os limites considerados como de precaução na escala de Borg para esforço percebido deve ser de 17, ou seja, muito cansativo.
Em repouso, a frequência cardíaca de um paciente transplantado fica cerca de 25 bpm abaixo dos valores observados para indivíduos normais, do mesmo sexo e da mesma idade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...