Paciente, 64 anos, sofreu um acidente vascular isquêmico devido a um pico de pressão arterial. Apresenta‐se hemiplégico e, ao avaliar o ombro, há subluxação. Sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) No paciente com AVE, o músculo peitoral maior está espástico e levará a uma postura de adução e rotação externa do ombro. O padrão de rotação e inferiorização da escápula e, ainda, tração vertical com disposição céfalo‐caudal do úmero tem influência direta na fisiologia normal do ombro.
( ) Em decorrência da fisiologia dos ligamentos (coaptação e estabilização evidenciada sobre a articulação) e da cápsula articular inferiores na posição neutra, o mecanismo de trava fisiológico associado à frouxidão ligamentar e capsular torna‐se um dos fatores predisponentes para a subluxação inferior do ombro.
( ) Outro causador da subluxação inferior do ombro é a tração feita pelo peso do membro superior inteiro em conjunto com a flacidez muscular.
( ) O padrão de superiorização da escápula e a hiperextensão do úmero com rotação externa permitem a luxação posterior do ombro. A escápula rodada anteriormente internamente é elevada, com a cavidade glenoide voltada para baixo.
A sequência correta está em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...