Os profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município realizaram um seminário de capacitação para os Agentes Comunitários da Saúde (ACS). O residente de fisioterapia ficou responsável por apresentar uma atividade prática acerca dos procedimentos recomendados para a mensuração adequada da pressão arterial (PA) e por dar orientações acerca do tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Na simulação com um voluntário, o residente explicou e orientou que o paciente deverá, previamente à aferição, permanecer em repouso por pelo menos um minuto e não conversar durante o procedimento. Orientou, ainda, que o paciente esvazie a bexiga, não ingira alimentos, bebidas alcoólicas ou café e não fume nos trinta minutos anteriores. Em seguida, posicionou o voluntário na posição sentada, com as pernas descruzadas, com os pés apoiados no chão e o dorso recostado na cadeira. O braço de aferição da PA foi apoiado na altura do coração (nível do ponto médio do esterno), livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido. O manguito foi colocado no terço médio do braço, com a borda a cerca de três centímetros acima da fossa cubital e, após a palpação da artéria braquial, o diafragma do estetoscópio foi colocado sobre a artéria. Em seguida, inflou rapidamente o manguito até ultrapassar um valor estimado de 20 mmHg a 30 mmHg (estimado pela palpação da artéria) e procedeu com a deflação lentamente. A pressão sistólica foi confirmada pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff), que é, em geral, fraco, seguido de batidas regulares, e a pressão diastólica foi confirmada no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff). Ao final da atividade prática o residente informou que os exercícios aeróbios (isotônicos), complementados pelos exercícios resistidos, promovem reduções da PA, estando indicados para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Destacou ainda que, pa A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) prevê essas capacitações aos profissionais de saúde como parte de um processo de educação permanente, de competência não somente do estado, mas também do município.
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