Considere hipoteticamente que determinada paciente de 66 anos de idade, obesa, passeava em uma exposição de arte quando sofreu entorse de tornozelo direito em inversão.
Diagnóstico: lesão ligamentar lateral parcial e fratura da base do V metatarso.
Conduta médica: fixação cruenta da fratura.
A paciente chega à clínica de fisioterapia duas semanas após o procedimento cirúrgico e imobilizada com robofoot. Durante a anamnese fisioterapêutica, a paciente relatou que, pouco antes do trauma de entorse, sentiu uma dor lombar com irradiação para o membro inferior direito e parestesia na região lateral da perna direita, trazendo dificuldade para deambular, pois o pé arrastava no chão.
Em relação ao caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.
A fim de evitar uma instabilidade crônica no tornozelo, é importante que a fisioterapia enfatize o trabalho de fortalecimento muscular, sobretudo dos músculos tibial anterior e fibulares, bem como o trabalho proprioceptivo. Esse treino sensório-motor deve inicialmente ocorrer em terreno estável, evoluindo para terrenos instáveis, olhos abertos evoluindo para olhos fechados e, finalmente, dispositivos que causem desequilíbrios corporais, como plataformas proprioceptivas e cama elástica.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...