Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A análise dos recursos comunicativos, sociais e cognitivos de crianças pequenas permite avaliar como está ocorrendo o desenvolvimento infantil. Crianças, com alterações na aquisição da linguagem oral, consideradas como um Distúrbio Específico de Linguagem, geralmente apresentam
modo de manipulação dos objetos tipicamente sensóriomotor; ausência de condutas simbólicas; ausência de comportamentos intencionais para garantir a interação e a comunicação; dificuldade de compreensão verbal e não-verbal.
manipulação variada dos objetos; atribuição de significados convencionais e simbólicos aos objetos; maior dificuldade na imitação de sons e palavras; dificuldades mais centradas na área da linguagem expressiva; compreensão verbal preservada.
ausência de condutas simbólicas; dificuldade de atenção e tempo de concentração reduzidos; dificuldade para imitar ações com os objetos; dificuldade para manter atenção conjunta; comunicação limitada a gestos e vocalizações não-simbólicas.
atraso global do desenvolvimento; atividade construtiva pouco desenvolvida; dificuldade para imitar movimentos não visíveis no próprio corpo; a função dos comportamentos comunicativos tende a ser principalmente regulatória; limitações em termos de compreensão verbal e não-verbal.
ausência de atribuição de significados práticos, convencionais e simbólicos aos objetos; imitação de modelos ausentes elementar e pouco precisa; formas de comunicação simbólicas não-verbais; recursos simbólicos na comunicação são mais elementares; compreensão verbal e não-verbal muito limitadas.
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