Fonoaudiologia - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A teoria de Ferreiro e Teberosky propõe 4 fases para o desenvolvimento da escrita. A fase silábico-alfabética
caracteriza-se pela execução de traços no papel sem a preocupação de realizar o registro sonoro da palavra que foi proposta para se escrever.
corresponde à tentativa de estabelecer relações entre o contexto sonoro e o seu registro gráfico, utilizando sistematicamente uma letra para representar cada sílaba.
é uma fase de transição, na qual ora a criança faz uso de uma letra para cada sílaba, ora representa as sílabas de modo completo, considerando as relações entre fonemas e grafemas.
é o período no qual a criança torna-se alfabética, compreendendo que a representação gráfica corresponde a valores sonoros menores que a sílaba, ocorrendo a associação precisa entre fonemas e grafemas.
corresponde à descoberta de que a identidade do som não garante a identidade da letra e vice-versa, de modo que uma mesma letra pode representar vários sons.
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