Com relação ao tratamento fonoaudiológico utilizado em disfonias, julgue os itens subseqüentes.
I A vibração sonorizada de língua e lábios é um excelente recurso indicado na presença de patologia em mucosa de pregas vocais. Ele não deve ser usado, por exemplo, em casos agudos para não agravar o quadro inflamatório.
II Os exercícios de pushing consistem na emissão vocal durante a realização de esforço físico, seja no ato de pressionar as mãos contra a parede, seja no de fazer força com as mãos em gancho ou em qualquer outra situação de esforço que, por meio do aumento da atividade da musculatura extrínseca da laringe, promova a fixação desse órgão, dando suporte à musculatura intrínseca e propiciando melhor adução glótica.
III O exercício de vocal fry pode ser útil quando se visa à maior eficiência glótica. Essa adaptação consiste no preenchimento da cavidade bucal com ar, com produção sonora simultânea, por período prolongado. Mantém-se essa produção por alguns segundos e finalmente produz-se um "b+vogal" com suavidade.
IV O exercício de plosão retida e prolongada, com bochechas infladas e emissão vocal concomitante, que visa trabalhar com a musculatura, é o tratamento que abrange a região mais grave da extensão vocal. Fisiologicamente, esse exercício requer pouco fluxo de ar e atividade predominante do músculo TA, principalmente de seu feixe externo.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e IV.
III e IV.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...