As lesões nos ossos e tecidos da face implicam seqüelas funcionais e estéticas em diferentes graus, conforme o local, o tipo e a extensão da lesão. A solicitação de avaliação fonoaudiológica nos traumas de face freqüentemente tem sido realizada pela equipe de cirurgia bucomaxilofacial. Em relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O atendimento a esse tipo de trauma visa à adequação das funções do sistema estomatognático - deglutição, mastigação, respiração e fonação - apenas no pósoperatório imediato.
Nas disfagias orofaríngeas mecânicas, o trabalho fonoaudiológico não consiste em orientar o paciente quanto à consistência mais adequada do alimento, nem quanto à necessidade de fracionamento das refeições, mas no que se refere à adequação dos utensílios e às manobras posturais facilitadoras de deglutição e protetoras das vias aéreas.
Nas fraturas mandibulares, caso o paciente permaneça alimentando-se por via oral no pós-operatório, são necessários o incentivo da ingestão oral e o reforço das orientações realizadas no pré-operatório.
No período pós-operatório imediato, a atuação fonoaudiológica deve ser iniciada independentemente da gravidade do quadro e das necessidades do paciente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...