Acerca da intervenção do fonoaudiólogo no ambiente escolar, assinale a opção incorreta.
O fonoaudiólogo deve buscar atender às necessidades da criança no ambiente escolar, assim como ir ao encontro das necessidades do professor na sala de aula.
Situações interativas em sala de aula e em outras atividades educativas no espaço escolar permitem ao fonoaudiólogo, em parceria com o professor, observar o comportamento auditivo da criança e sua atitude de comunicação, detectando-se precocemente possíveis alterações no campo da comunicação oral e escrita.
Em crianças em fase escolar, algumas patologias auditivas podem interferir na acuidade e no bem-estar físico da criança, reduzindo, dessa forma, seu desempenho escolar. Capacitar professores para a identificação dessas alterações auditivas por meio de testes audiométricos é uma das principais funções do fonoaudiólogo na escola.
Entre as várias formas de atuação fonoaudiológica junto ao sistema escolar, está a realização de palestras para pais e professores a respeito de assuntos que beneficiem o processo de desenvolvimento da fala, linguagem e audição.
A fonoaudiologia escolar engloba basicamente os níveis primário (atuação que antecede a instalação de alterações) e secundário (atuação em avaliações com encaminhamentos precoces), com a preocupação de se evitar que os distúrbios se instalem e, mais ainda, de favorecer o desenvolvimento normal da comunicação.
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