A dislexia é definida como um transtorno de aprendizagem da leitura que ocorre apesar da inteligência normal, da ausência de problemas sensoriais ou neurológicos, de instrução escolar adequada, de oportunidades socioculturais suficientes; além disso, depende da existência de perturbação de aptidões cognitivas fundamentais, frequentemente de origem constitucional. Tem como características a presença de fatores neurobiológicos; alterações em habilidades cognitivas que comprometem o uso da atenção, da memória e da percepção; a persistência de sintomas desde a infância até a idade adulta. De acordo com as classificações de dislexia propostas por Ellis (1995) e Ciasca (2000), assinale a alternativa correta.
A dislexia diseidética ou superficial é caracterizada por leitores que apresentam problemas disfonéticos e diseidéticos, associados às disfunções do lóbulo frontal e do temporal.
A dislexia mista é caracterizada por uma dificuldade na leitura, em razão de um problema de ordem visual, ou seja, o processo visual é deficiente.
Na dislexia disfonética ou fonológica, o leitor lê por meio de um processo extremamente elaborado de análise e síntese fonética. Está associado a disfunções do lóbulo occipital.
A dislexia diseidética ou superficial é caracterizada por uma dificuldade em leitura de frases desconhecidas e está sempre associada às disfunções do lóbulo pré-frontal, do frontal, do occipital e do temporal.
A dislexia disfonética ou fonológica é caracterizada por uma dificuldade na leitura oral de palavras pouco familiares, na conversão da letra para o som. Normalmente, é associada a uma disfunção do lóbulo temporal.
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