Paciente masculino, 83 anos, acamado e cadeirante, foi internado com broncopneumonia de repetição. É o terceiro episódio no período de 10 meses. Encontrase com sequelas motora, de linguagem e cognitiva decorrentes de múltiplos AVCs isquêmicos que ocorreram nos últimos 3 anos. Familiares informam que a dieta via oral está restrita a consistência pastosa há 6 meses, fato de que a paciente reclama muito, pois sempre gostou de almoços em família . Apresenta ainda quadro de desnutrição e desidratação. Após a avaliação, o fonoaudiólogo:
I. Orienta para utilização de espessante em alimentos, cuidados com a postura no momento da deglutição, realização de múltiplas deglutições para cada colherada e manobras protetoras de vias aéreas .
II. Sugere a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias para melhora do quadro clínico, e após esse período gastrostomia para suporte nutricional. O trabalho fonoaudiológico terá seu foco na manutenção de via oral apenas socialmente, com cuidados na consistência e quantidade de alimentos, bem como na postura do paciente durante as refeições.
III. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral por 30 dias e nova avaliação após esse período para realização de desmame.
IV. Sugere-se a indicação de sonda nasoenteral, atendimento fonoaudiológico diário para reeducação alimentar e evitar gastrostomia.
Está(ão) CORRETA(S) apenas:
A afirmação II.
As afirmações I, II e III.
As afirmações II e IV.
A afirmação III.
Todas as afirmações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...