Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV.
Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.
Em um hospital, está sendo implantado o programa de detecção precoce do câncer de boca, uma vez que no mapeamento realizado identificou-se que o diagnóstico é feito tardiamente, quando os tumores se encontram em estádios III e IV. Com base nesse caso, é CORRETO afirmar.
O exame da cavidade oral deve ser realizado pelo médico, cirurgião dentista e /ou fonoaudiólogo por meio da oroscopia (inspeção e palpação da mucosa de revestimento da cavidade oral) de todos os pacientes integrantes do grupo de risco de câncer de boca.
O programa de prevenção deve realizar uma vasta campanha de esclarecimento com distribuição de panfletos informativos sobre os sintomas iniciais do câncer de boca, para que a população possa fazer o autoexame e assim uma primeira triagem é realizada. Os casos suspeitos devem ser encaminhados ao médico oncologista.
O clínico geral deve solicitar exames laboratoriais a todo paciente integrante do grupo de risco, uma vez que são exames imprescindíveis na avaliação do tumor em estágio inicial, quando ainda não é possível a identificação por meio da palpação.
O câncer de boca não é uma doença grave se diagnosticado precocemente, com baixa incidência de recidiva e de metástases.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...