O inventário fonético da criança pode ser determinado de acordo com as categorias de descrição fonética: de modo de articulação; de ponto de articulação e de sonoridade. Essas categorias são respectivamente deinidas quanto:
- A. à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção; quanto ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais.
- B. ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais.
- C. ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais; quanto à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção.
- D. à ausência ou presença de vibração das cordas vocais; quanto ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal; quanto à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção.
- E. à região do trato vocal em que o som é produzido e aos órgãos que se articulam para essa produção; quanto à ausência ou presença de vibração das cordas vocais; quanto ao tipo de obstrução que ocorre no trato vocal.