Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O conceito de estresse foi apresentado por Selye em 1936 a partir de experimentos com animais que eram submetidos a situações agressivas diversas. Sobre a teoria do estresse na perspectiva de Selye marque a alternativa incorreta:
Para este autor a síndrome geral de adaptação apresenta três fases sucessivas: alarme, resistência e esgotamento.
Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por este autor compreende o mecanismo de coping, que corresponde ao mecanismo adaptativo através do qual cada pessoa avalia e lida com o estressor.
Selye chamava de doença de adaptação as doenças relacionadas à fase de esgotamento (hipertensão arterial, úlcera péptica, artrites etc).
Selye estudou essencialmente o estresse físico, em que os agentes estressores eram de natureza biológica e físico- química: dor, frio, calor, fome, entre outros.
Apesar de Selye ser uma referência da teoria do estresse, a importância dada ao estresse social foi teorizada a partir da década de 60 do século XX por Lenart-Levy e diversos autores.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...