Psicologia - Psicologia Clínica - Instituto de Planejamento e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Científico (IPAD) - 2007
O conceito de neurose traumática alcança sua maior importância na obra freudiana durante os anos de guerra e inspira várias teorizações posteriores. A respeito da neurose traumática, considere as seguintes afirmativas:
1) A angústia prevalente é aquela decorrente da perda do objeto fantasmático de amor e o sintoma é caracteristicamente o retorno do recalcado.
2) O trauma que desencadeia a neurose traumática é caracterizado principalmente pela intensidade do estímulo e pela subtaneidade do acontecimento.
3) A qualidade e intensidade do evento traumático, o momento da estruturação psíquica em que o sujeito se encontra e os recursos subjetivos de que o sujeito dispõe determinam as conseqüências do evento traumático.
4) O sonho na neurose traumática pode ser entendido como sendo regido principalmente pelo princípio do prazer, sendo uma realização disfarçada de um desejo.
5) A ausência da angústia-sinal impede a ativação do contra- investimento, impedindo o recalque e a inscrição do evento na cadeia simbólica.
Estão corretas apenas:
1, 2 e 3
1, 3 e 4.
1, 4 e 5.
2, 3 e 5.
3, 4 e 5.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...