Dependendo do período de aquisição, do grau, do tipo e da etiologia da deficiência auditiva ocorrem diferentes consequências e impactos na vida de uma criança. Com relação ao impacto da deficiência auditiva na criança, indique a alternativa INCORRETA:
- A. Os programas de diagnóstico audiológico precoce, como a triagem auditiva neonatal, têm crescido significantemente para aproveitar o período crítico ou tempo de ouro em que a criança está mais predisposta para aquisição e desenvolvimento da linguagem. Portanto, nos dois primeiros anos de vida da criança, a experienciação auditiva é crucial para o desenvolvimento da linguagem.
- B. Crianças surdas que recebem o diagnóstico e intervenção antes dos 6 meses de idade têm os melhores índices no desenvolvimento em diferentes aspectos da linguagem e da fala, tanto em níveis de recepção (compreensão) quanto de expressão (produção de fala).
- C. Não se percebe diferença no desenvolvimento linguístico entre o bebê com deficiência auditiva e o bebê ouvinte no primeiro ano de vida, especialmente na fase do balbucio.
- D. Para os fonoaudiólogos que vão intervir no primeiro ano de vida das crianças com deficiência auditiva, é preciso não perder de vista que a privação dos sons de fala e do ambiente em quantidade e qualidade suficientes impacta diretamente no percurso de desenvolvimento de linguagem e na preparação para a fala.