Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Catarina é mãe de um menino de 3 anos e 3 meses. Em uma viagem de férias com amigos e outras crianças ficou preocupada com a fala de seu filho, pois achou que ele falava muito pouco em relação às outras crianças da mesma faixa etária e observou que as pessoas tinham dificuldade para entender o que ele dizia.
Considerando o relato acima, indique a atitude correta do fonoaudiólogo na consulta inicial.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento de linguagem pode ser avaliado por meio de dois processos, que são a compreensão e a produção. Dessa forma, com vocabulário reduzido, o problema estaria na produção que seria avaliada por intermédio da observação e da análise dos sistemas fonético, fonológico e do vocabulário.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o desenvolvimento de linguagem se processa em diferentes níveis: o fonético, o lexical e o pragmático. Sendo assim, seria importante investigar como esses aspectos linguísticos estão operando na linguagem da criança, e quais exames complementares poderiam ser solicitados.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que é por volta dos 6 a 7 anos de idade que a criança completa o ciclo de aquisição da linguagem e que, por essa razão, não havia motivos para preocupações, sem a necessidade de avaliações específicas, sendo necessária apenas uma maior estimulação em casa.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que o principal parâmetro para se investigar o desenvolvimento da linguagem infantil é o vocabulário, mas como a criança apresenta um vocabulário restrito, talvez não fosse possível avaliá-lo, sendo necessário aguardar alguns meses para novas tentativas.
Ao ouvir a queixa da mãe, o fonoaudiólogo explicou que a linguagem se processa por meio de duas funções, que são a compreensão e a produção. Assim, é natural que a produção de fala se mantenha incompleta até os 6 ou 7 anos de idade. No entanto, seria importante investigar se a compreensão estaria comprometida e encaminhar a criança para uma avaliação audiológica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...