Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
As disartrias geralmente são decorrentes de doenças neurológicas progressivas. Os sintomas podem atingir a articulação dos sons, a coordenação pneumo-fonoarticulatória e as funções neurovegetativas, bem como a coordenação nos movimentos, o tônus e a força muscular.
Dado esse contexto, assinale a alternativa correta:
A doença de Parkinson, a esclerose múltipla, a corea, a mioclonia são exemplos de doenças em que se manifesta o quadro de disartria. A doença de Parkinson é a mais grave de todas, a de maior incidência em nosso país, e atinge somente o sexo masculino, levando o paciente a óbito em 2 anos.
Com a evolução da medicina e dos fármacos, as manifestações disártricas estão diminuindo em grau de severidade e incidência, ficando restritas aos casos de paralisia cerebral congênita.
Nos casos de disartrias não-evolutivas, a eliminação dos sintomas pode ser parcial ou total, dependendo dos neurotransmissores do sistema extrapiramidal.
Por ser um quadro evolutivo, o tratamento fonoaudiológico das disartrias é necessariamente longo e acompanha toda a sobrevida do paciente, não devendo ser interrompido, pois pode ocorrer uma regressão ao estágio inicial.
O tratamento fonoaudiológico nestes quadros progressivos tem como objetivo retardar, o máximo de tempo possível, a evolução dos sintomas, por meio de controle intencional dos movimentos afetados. Num segundo momento do tratamento, tem-se como objetivo o controle e a execução de movimentos compensatórios aos movimentos perdidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...