Fonoaudiologia - Geral - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Beatriz de 55 anos, professora do 3º ano do ensino fundamental, apresenta há alguns anos perda auditiva que está se agravando, acompanhada de zumbido. Também observou aumento na dificuldade em compreender a fala, especialmente em ambientes com ruído. Relatou ainda que se incomoda com sons intensos. A audiometria de Beatriz apresenta uma perda auditiva de configuração descendente, simétrica e bilateral.
De acordo com o caso apresentado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
A audiometria de Beatriz provavelmente é do tipo misto. As Medidas de Imitância Acústica mostram timpanometria do tipo Ad, com reflexos acústicos presentes. As emissões otoacústicas estão presentes para as frequências agudas e o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) apresenta picos em tempos de latência absoluta normais.
As Medidas de Imitância Acústica de Beatriz é característica de Presbiacusia. A timpanometria é do tipo As e os reflexos acústicos estão presentes. As emissões otoacústicas também estão presentes e observa- se aumento nos tempos de latência absoluta entre as ondas I e V.
A dificuldade de compreensão de fala referida por Beatriz está relacionada a problemas de atenção, memória e cansaço. O desconforto associado aos sons intensos deve-se especialmente a alterações do nervo auditivo.
O potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) provavelmente apresenta limiares eletrofisiológicos em 60 dBHL com tempos de latência absoluta normais. As medidas de imitância acústica mostram timpanometria do tipo B com reflexos acústicos presentes. As emissões otoacústicas por produto de distorção estão presentes em todas as frequências avaliadas, pois se trata de uma lesão retrococlear.
A audiometria de Beatriz provavelmente é do tipo neurossensorial. As medidas de imitância acústica mostram timpanometria do tipo A, com reflexos acústicos presentes. As emissões otoacústicas estão ausentes para frequências agudas e o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (BERA) apresenta tempos de latência absoluta normais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...