A relação entre a psicologia e o campo das políticas públicas vem fortalecendo-se cotidianamente a partir da constituição de novos espaços de intervenção e de diferentes práticas profissionais. Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) são uma expressão desta atuação que coloca a política de assistência social no centro. Sobre a atuação do psicólogo no CRAS, é incorreto afirmar:
a relação com a equipe e o usuário deve pautar-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético conforme determina o Código de Ética Profissional do psicólogo.
as atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
o psicólogo deve identificar redes de apoio e articular os serviços do CRAS com os serviços oferecidos por outras políticas públicas, por meio da intersetorialidade.
a partir da interface entre várias áreas da Psicologia, as ações realizadas na assistência estão sendo construídas numa perspectiva do saber especialista, priorizando a qualificação da intervenção social dos trabalhadores da Assistência Social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...