Uma das técnicas centrais na realização de uma pesquisa etnográfica é o diário de campo. Ligado inicialmente à tradição da antropologia, hoje o diário de campo é fortemente utilizado em diferentes pesquisas em Psicologia. Sobre ele, é incorreto afirmar:
os diários de campo são um método eficaz para controlar as relações que se estabelecem entre quem investiga, aquelas pessoas e/ou fenômenos que são pesquisados e a pesquisa mesma.
dá testemunho das mudanças havidas através do tempo no processo de pesquisa. Isto é particularmente importante no caso da investigação participante, que por seu caráter dinâmico exige manter um contínuo monitoramento das transformações que produz dentro e fora de si.
pode ser a memória fiel dos estados de ânimo, das dúvidas e dos descobrimentos e hipóteses formuladas ao longo do trabalho.
em maior ou menor medida pode-se produzir um documento que contém uma visão da pesquisa, de seu procedimento, intenção, objetivos e mudanças.
requer um treinamento específico de observação e uma postura de objetividade e neutralidade perante o que está sendo investigado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...