O(s) objetivo(s) prioritário(s) da avaliação fonoaudiológica em pacientes disfágicos é(são)
trazer o padrão vocal o mais próximo do normal possível, tentando diminuir o grau de rouquidão, aspereza, soprosidade ou tensão.
identificar e interpretar as alterações na dinâmica da deglutição, caracterizar os sinais clínicos sugestivos de penetração laríngea ou aspiração laringotraqueal, auxiliar na programação dos exames objetivos da deglutição e na definição de conduta, bem como no planejamento terapêutico.
reconstituir a prega vocal por meio de sutura primária e promover o máximo de coaptação glótica pela possível compensação da prega vocal contralateral, de modo que atenção especial deve ser dada ao limite de mobilidade dessa prega vocal sem que haja o seu arqueamento.
diminuir a disfagia com base em manobras posturais e melhorar o padrão vocal caso esteja alterado. O trabalho vocal deverá sobrepor-se ou inibir manobras que favoreçam a deglutição.
restaurar a função de equilíbrio, eliminar a sensação vertiginosa, trazendo o paciente para o mais próximo possível da normalidade, sem a terapia medicamentosa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...