Três meses após importante reconversão tecnológica de determinada divisão de uma instituição, quando novos programas de informática e redesenho de rotinas e procedimentos foram implantados, o diretor do departamento de gestão de pessoas recebeu um relatório de avaliação dos gestores da referida divisão. Nesse relatório, alguns indicadores críticos se mostraram fontes de preocupação: evolução da taxa de absenteísmo, que passou de 3% para 17% ao mês, e crescimento expressivo de pedidos de transferência para outros setores da organização. Após análise e reflexão pessoal, o diretor resolveu introduzir algumas mudanças de natureza prática, visando atenuar e(ou) eliminar os indicadores críticos constatados.
Com relação à situação hipotética descrita acima e às temáticas absenteísmo e rotatividade de pessoal, julgue os itens que se seguem.
A gestão eficaz dos índices de rotatividade é indissociável de uma política de retenção de pessoal que contemple, entre outros objetivos, o aumento do nível de insatisfação dos empregados e o fortalecimento do grau de comprometimento afetivo que esses nutrem pela instituição.
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