Entre 1978 e 2002 a área desmatada no Brasil passou de 158.200 km2 para 617.727 km2. Os desmatamentos atuais atingem significativamente os Cerrados e as Florestas Amazônicas. A taxa anual de desmatamento na região Amazônica foi a que mais cresceu nas últimas décadas do século XX. Os estados que mais sofreram com o desmatamento foram: Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Maranhão e Pará. Indique uma conseqüência biogeográfica do desmatamento e uma explicação socioambiental desta progressão.
A diminuição do vapor de água na atmosfera na região produz secas mais prolongadas o que incentiva a migração de agricultores para os cerrados.
A substituição dos cerrados por culturas permanentes aumenta o vapor de água na atmosfera e foi produzida pelo grande afluxo de migrantes atraídos por crédito e infra-estrutura.
O desmatamento produz a perda de fertilidade natural dos solos e foi produzido por mudanças climáticas globais decorrentes da ocupação agrícola.
O desmatamento produz modificações extra-amazônicas que atingem os cerrados e foi produzido nas últimas décadas por mudanças no crédito agrícola.
O desmatamento modifica o tempo de permanência da água na bacia hidrográfica e foi provocado pelas frentes pioneiras incentivadas por políticas públicas agropastoris.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...