Cientistas da Universidade Federal do Pará UFPA avaliam que o Aquífero Alter do Chão seja a maior reserva de água doce subterrânea do mundo. A respeito deste aquífero, assinale a alternativa correta.
- A. Por situar-se sob uma camada de terra arenosa, suas águas são mais acessíveis à exploração que o Aquífero Guarani, que se encontra sob uma camada rochosa.
- B. Apesar do imenso potencial hídrico, as cidades não podem ter acesso à água devido a grande distância dos centros urbanos, como Manaus e Santarém.
- C. Alter do Chão é maior em extensão, enquanto o Aquífero Guarani, situado na porção meridional do Brasil e no território da Argentina, Paraguai e Uruguai é maior em volume de água.
- D. Um dos maiores desafios desse aquífero é o gerenciamento de suas águas com os países fronteiriços setentrionais, como Suriname, República da Guiana e Venezuela.
- E. Os estados de Roraima, Amazonas, Rondônia e Acre possuem jurisdição sobre este imenso manancial amazônico, garantindo o abastecimento de água para as suas respectivas populações.