A região Amazônica é atualmente parte de uma divisão regional brasileira que privilegia os aspectos econômicos, físicos e culturais. Sobre esta estrutura, assinale a alternativa correta.
- A. A população é composta por uma maioria de indígenas, o que nos permite compreender que não há na região uma miscigenação como no restante do Brasil.
- B. O espaço Amazônico não sofreu alterações políticas desde o surgimento do Acre, área adquirida no Tratado de Petrópolis junto à Bolívia, em 1903.
- C. A criação dos estados de Tapajós e Carajás estava condicionada a um plebiscito a ser realizado no Pará. O resultado negativo refletiu não só uma vontade momentânea, mas o reflexo de uma estrutura social, cultural e econômica complexa, e a princípio, bem definida.
- D. A Província Mineralógica de Carajás é a maior existente no mundo, contudo é comprometida em sua exploração por existir uma pequena diversidade de recursos, sendo este um impeditivo para as multinacionais.
- E. A alteração recente do fuso horário do Acre foi fruto de um consenso, contudo esta mudança não alterou a vida cotidiana da população.