Observe o mapa abaixo.
Com base no mapa de uma empresa multinacional fabricante de tecidos, o professor de Geografia pode abordar
- A. o predomínio do Sudeste Asiático na produção fabril, resultante da crise do fordismo nos países ricos e da crise da dívida nos países da América Latina, e impulsionada pela globalização do consumo em países como China e Índia.
- B. a problemática ambiental criada pelo desenvolvimento econômico dos países do hemisfério sul, que têm recebido um número cada vez maior de indústrias, enquanto os países do hemisfério norte vivenciam a decadência econômica.
- C. a globalização dos sistemas de produção fabris, com a separação entre centros de produção em países com menor custo de produção, porém com razoável infraestrutura, e centros de distribuição nos países mais ricos.
- D. a distância que ainda existe entre os centros industriais nos países ricos e pobres, com estes últimos mantendo-se como produtores de matérias-primas e os países ricos como centros de difusão tecnológica e de consumo.
- E. o domínio político e econômico dos países ricos do norte sobre os países pobres do sul, visível pela concentração das indústrias nos primeiros e no fato de os segundos funcionarem como mercado consumidor.