A. É encontrada ao longo dos vales fluviais e é condicionada a suportar as condições de solo alagado, pelo menos durante a estação chuvosa; tem sido reduzida por desmatamento nos últimos 150 anos, devido à qualidade de sua madeira.
B. É um tipo de floresta temperada com diferentes formações vegetais: árvores que perdem as folhas e árvores com folhas perenes; desde o período colonial, seu aproveitamento econômico é associado à produção de lenha como fonte de energia.
C. Depende da constante umidade para se manter; além dos pinheiros é comum a existência de estratos baixos com vários tipos de capins; sofreu intenso desmatamento devido à expansão das culturas comerciais de cana e grãos.
D. Aparece no Sul e Sudeste e assume fisionomias distintas: nas planícies é heterogênea, com os pinheiros associados a arbustos, mas nas encostas serranas é homogênea, com predomínio dos pinheiros; tem sido poupada devido a instalação de Unidades de Conservação.
E. Ocorre em locais que possuem clima úmido e temperaturas amenas; é um tipo de mata mista com dois estratos diferentes; intensamente devastada desde o século XIX, principalmente pelos imigrantes, atualmente resta menos de 5% da mata original.